Maria Augusta Orofino
mar 28 th, 2019
Consultores-Empresas Nenhum comentário

5 competências de liderança mais importantes segundo os maiores líderes

Quais são as principais competências de liderança que precisam ser desenvolvidas? Entender qual a estrutura de um líder eficaz é um conhecimento buscado por muitas empresas e profissionais. Saber o que deve ser buscado para alcançar o máximo do seu potencial, faz com que as organizações possam acertar em suas ações para o desenvolvimento de futuros líderes e até mesmo daqueles que já estão na ativa. O contrário disso pode gerar descontentamento e falta de motivação geral.
 
O desenvolvimento das competências de liderança traz grandes benefícios para as empresas. Além de incrementar sua equipe com profissionais de alta performance, faz com que se crie um ambiente de crescimento. Caso contrário, há uma barreira que ocasionará falta de engajamento e, por fim, rotatividade. Em uma pesquisa sobre o assunto, a Gallup apurou que 51% dos gerentes norte-americanos não se sentem conectados com as empresas e os próprios empregos, 55% já estão em busca de mais oportunidades externas. A estagnação em relação aos líderes pode sair bem caro no final.
 
Então, do lado da empresa que pretende apoiar um programa ou iniciativas de líderes e, por sua vez, do lado dos profissionais que estão em busca do autodesenvolvimento, reconhecer as competências de liderança são um ponto-chave para alcançar os objetivos da carreira ou dos negócios. Por essa razão, avaliamos os estudos que Claudio Fernández-Aráoz, Andrew Roscoe, Kentaro Aramaki e Sunnie Giles realizaram com grandes líderes. O resultado é a lista de competências de liderança disponibilizada na sequência.
 

O impacto das competências de liderança

 
Organizações que pretendem desenvolver lideranças e profissionais que querem atuar como líderes em suas equipes precisam estar atentos a determinadas capacidades intrínsecas à função. Na lista que preparamos, unimos os pontos levantados por especialistas na área e suas pesquisas de como ocorre o impacto no ambiente de trabalho. Confira:
 
1. Ética e comunicação transparente: possuir altos padrões éticos e morais aliados com uma comunicação clara das expectativas ajuda a criar um ambiente seguro e confiável. Dentre as capacidades de liderança, considera-se que os padrões éticos se relacionam com o compromisso com a justiça, fazendo com que os colaboradores se tornem propensos a honrar suas atribuições. É uma competência que fala sobre se comportar de maneira consistente com os seus valores. No caso da comunicação clara das expectativas, os líderes deixam todos na mesma página. O resultado é que a equipe conseguirá relaxar e ativar seu potencial de engajamento social, inovação e criatividade.
 
2. Capacitar a equipe para autorganização: mais do que uma ação, uma das competências da liderança é conseguir transmitir orientações claras, mas que permitem que os colaboradores possam gerenciar e organizar seu próprio tempo e trabalho. Aqui entra a máxima de que ninguém faz tudo sozinho, inclusive o líder. Portanto, é preciso distribuir a energia para os demais e confiar na tomada de decisão deles. Isso torna as equipes mais pró-ativas e produtivas, como igualmente aumenta a satisfação no trabalho.
 
3. Promover senso de conexão e pertencimento: a união de duas competências de liderança, a comunicação frequente e aberta somada com a criação de um sentimento de coletividade, gera a base para conexão. E como desenvolvê-las? Sorrindo para as pessoas, chamando-as pelo nome, lembrando de características e interesses delas, prestando atenção de fato quando elas falam.
 
4. Abertura a novas ideias e incentivo ao aprendizado organizacional: são mais competências de lideranças que unidas fazem com que se encoraje a inovação. Quando o líder possui flexibilidade para mudar suas opiniões, está aberto a novas ideias e abordagens e oferece segurança para tentativa e erro, estimula que os colaboradores possam se arriscar e aprender.
 
5. Nutrir o crescimento: os colaboradores apontam que o comprometimento com um treinamento contínuo da equipe e a preparação de futuros líderes são duas competências de liderança muito importantes. A demonstração do compromisso com o crescimento aumenta a motivação da equipe e faz com que os funcionários se sintam gratos e leais.
 
Os cinco itens acima estão agrupados em uma característica maior, mas que abrigam as competências de liderança que precisam ser constantemente olhadas e aprimoradas. Promover uma transformação interna impacta na transformação externa.

Comentar

Compartilhe a BEEFIND

Compartilhe o conhecimento em suas redes!