Filmes, Séries e Vídeos

Para treinamentos

LIDERANÇA

Filme – Coach Carter

Samuel L. Jackson é responsável por dar vida a Ken Carter, ex-jogador de basquete, que assumiu o desafio de liderar o time dos Oilers High School de Richmond, em 1997. A grande sacada de Carter, como líder, foi perceber que o contexto problemático no qual os jogadores estavam inseridos, que incluía tráfico de drogas e altas taxas de desemprego, impactava no comportamento e na performance dos liderados.

Série – House of Cards

Se deixarmos de lado o perfil antiético e inescrupuloso de Frank Underwood (Kevin Spacey), o protagonista de House Of Cards pode ser uma fonte de inspiração para os treinamentos de lideranças. Obstinado, Frank revela como relacionamentos e networking são fundamentais na sua jornada para conquistar o cargo de presidente do Estados Unidos. E por que não seriam em um contexto corporativo?

Série – How to Get Away with Murder

Uma equipe de alta performance, dedicada e leal ao seu líder não seria o sonho de qualquer liderança? Pois esse é o nível de dedicação dos pupilos de Annalise Keating, advogada e professora, maravilhosamente interpretada por Viola Davis.

Com suspense, ação e até romance no pano de fundo, os espectadores do seriado norte-americano poderão perceber como, ao conhecer bem cada de um dos seus liderados, a protagonista consolida uma equipe focada e produtiva. Além disso, a série evidencia, ainda, a importância de saber delegar e de desenvolver as competências necessárias de cada um da equipe para resolver problemas e superar desafios comuns.

Filme – O discurso do rei

Ninguém nasce pronto, nem mesmo os líderes. E por que nasceriam? A grande lição do filme ‘O discurso do rei’ aos líderes de empresas é que sempre teremos habilidades e competências a serem desenvolvidas e melhoradas. Portanto, ainda que em cargos de gestão e liderança, esses profissionais devem aprender que podem admitir suas ‘fraquezas’, derrotar a vaidade e buscar profissionais técnicos ou pessoas mais experientes que possam auxiliá-los. Estrelada por Colin Firth, a produção ganhou quatro Oscars, entre eles o de melhor filme.

Filme – Momentos decisivos

O filme tem como cenário principal as quadras de basquete e traz à tona mais uma sinopse baseada em uma história real. Ambientada na década de 1950, no estado de Indiana (EUA), o filme pode inspirar os líderes a superarem um desafio bastante comum: a resistência a mudanças e novidades na gestão. O protagonista conquista o respeito do time e de toda a cidade ao adotar uma postura séria e rígida. Contudo, é importante considerar que o diálogo costuma ser a melhor forma de driblar a resistência inicial de uma equipe. É por meio da conversa, por exemplo, que um líder pode identificar as motivações de cada um dos liderados e garantir que estejam alinhadas com os propósitos da empresa.

SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Carlos Piazza

Muitos acham que sustentabilidade significa mudança de hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente. Não! Sustentabilidade é um modelo de gestão. E a falta de sustentabilidade é um dos maiores motivos para o fato de que 40% das empresas da Fortune 500 desaparecerão em menos de 10 anos. Carlos Piazza, especialista em sustentabilidade, esclarece este e outros mitos que povoam o imaginário da nova economia.

TEMAS DIVERSOS

Libreflix

Libreflix

Plataforma de streaming aberta e colaborativa que reúne produções audiovisuais independentes, de livre exibição e que fazem pensar.