Beefind
nov 23 rd, 2016
Empresas Nenhum comentário

Liderança: um caminho de evolução e desenvolvimento

lideranca

Ao conceituar o termo liderança, os pesquisadores procuram dar definições que colaborem para a compreensão deste fenômeno, principalmente nas organizações, conferindo ao significado a compreensão necessária para iluminar a prática.

 

A liderança é um processo social que estabelece relações de influência entre pessoas. O centro desse processo de interação é composto pelo líder e seus liderados. Ser líder está ligado ao fato das pessoas se agregarem e reconhecerem a liderança. A definição de liderança vem sendo alterada em decorrência de uma série de transformações que acompanham a própria evolução das sociedades.
Nas comunidades nômades, a figura do líder vinculava-se à sabedoria, que o permitia direcionar as pessoas das tribos pelos caminhos considerados mais acertados e, possivelmente, mais seguros. Nessa ocasião, a posição do líder era respeitada em função de sua visão de futuro. Na sociedade agrícola, os talentos de guerreiro que dominava, desbravava a terra, gerava trabalho e riquezas eram atribuições importantes do líder. Na sociedade industrial, ser líder estava diretamente ligado à questão da inteligência e à possibilidade de fazer produzir mais e melhor. Neste caso, pessoas com a capacidade de transformação têm destaque nesta nova visão de liderança. Na atual sociedade da informação, o que se procura, novamente guardadas as devidas proporções, é o líder sábio, cuja capacidade de guiar as pessoas seja apurada pelos caminhos do conhecimento e da ética.

 

O líder de hoje é responsável por dar direção e propósito às pessoas dentro das organizações, conduzir uma missão e progressivamente caminhar para um objetivo que seja comum a todos. O encontro do propósito que gera satisfação pessoal e significado, por meio da visão, missão e objetivos da empresa, é também atribuição do líder. Liderança é um processo e o líder canaliza ações a partir da aceitação da própria equipe, para o alcance de metas anteriormente traçadas. Estas ações estão ligadas à questão da motivação, informação, comunicação, administração de conflitos e questões estratégicas. Mas para que esse líder possa atuar de maneira integral é importante que ele conheça profundamente a cultura de sua organização.

 

A cultura interfere no dia a dia das empresas e manifesta-se nos processos decisórios e políticos, nas atividades dos colaboradores, nas maneiras de recompensar, nos métodos de relacionamento com seus parceiros comerciais, na forma como a comunicação ocorre, na maneira como os profissionais se apresentam e se portam no ambiente, no padrão arquitetônico da empresa, no contato com seus clientes e consequentemente no estilo de liderança adotado. Vários elementos presentes na cultura organizacional dão sustentação e influenciam o comportamento de todos os indivíduos e equipes dentro da organização. A liderança é fruto justamente dessa interação das pessoas com a cultura organizacional.

 

Transformações fundamentais na cultura de algumas organizações têm início com a consciência da importância da liderança. Pesquisas mostram que o único verdadeiro ponto fraco de uma organização é uma liderança despreparada; o restante tem sua gênese nessa fraqueza. Sabe-se que uma organização é, em geral, o reflexo do líder. Portanto, os resultados podem ser frutos de suas tomadas de decisões e consequentemente de suas práticas.

 

O líder é responsável pela instituição em que atua de modo global, tanto pelo que a organização efetivamente realiza quanto pelos erros que comete ao procurar atingir um objetivo. Às pessoas que lideram compete examinar os desafios e obstáculos, desencadeando e auxiliando no processo de mudança. O líder deve estar preparado para auxiliar e colaborar com as pessoas de sua equipe de trabalho a manter uma atuação entusiasmada na direção dos objetivos, no cumprimento efetivo de seus propósitos e alcance dos resultados propostos. Para tanto, deve utilizar adequadamente o poder que lhe foi conferido, com o equilíbrio entre foco, cobrança e gestão de resultados, e olhar para o desenvolvimento e evolução das pessoas de sua equipe. O líder que conseguir estabelecer esse equilíbrio, certamente trilhará um caminho de sucesso.

 

Deixe seu comentário sobre o assunto.

 

Publicação

Faça o download grátis do material educativo que criamos para lhe ajudar.

planejamento-de-carreira-1030x728

Comentar

Compartilhe a BEEFIND

Compartilhe o conhecimento em suas redes!