Maria Augusta Orofino
jan 24 th, 2019
Empresas Nenhum comentário

Metodologia ágil: como utilizá-la no recrutamento e seleção

Alternativa à gestão tradicional de projetos, a metodologia ágil busca envolver e incentivar a equipe a trabalhar em conjunto, se comunicar melhor, de forma mais eficiente e a auto gerenciar sua organização. Tudo isso com foco na entrega de valor ao cliente.

 
Criada e desenvolvida na área de desenvolvimento de software, a metodologia ágil é considerada por muitos como uma filosofia que busca reunir e aplicar práticas eficazes para que a equipe realize uma entrega de alta qualidade e com maior rapidez. Características estas fundamentais em qualquer setor de uma empresa, incluindo o setor de recursos humanos.

 
Já há algum tempo, algumas empresas têm adotado a metodologia ágil não apenas no setor de Tecnologia da Informação (TI), mas também no recrutamento e seleção de novos talentos. E é sobre essa tendência e sua aplicabilidade que vamos falar neste artigo.

 

Metodologia ágil e recrutamento

A realização de um processo seletivo possui determinadas etapas e características em comum com o gerenciamento de um projeto de TI:

 
● Praticidade e objetividade;
● estratégia;
● organização;
● processos;
● ferramentas,
● envolvimento de direto e indireto de diversas pessoas;
● necessidade de trabalho em equipe, entre outros.

 
A partir de então, já é possível fazer uma comparação entre as áreas de TI e RH e, vislumbrar de forma mais simples a aplicabilidade e adaptação metodologia ágil e processos de recrutamento e seleção.

 
Tanto é que já existe uma versão, ou melhor duas versões do manifesto ágil com o foco no setor de recursos humanos. O resultado disso é que ferramentas de metodologia ágil, como o Kaban, Scrum,Tribos e Squads, tem auxiliado principalmente na organização do profissional de RH, controlando prazos, etapas, entregas, entre outros.

 
E como o processo de recrutamento e seleção envolve muitas pessoas, o método ágil se torna fundamental para a definição dos papéis e acompanhamento de todas as etapas.

 

Cultura ágil

Muito além da utilização de ferramentas, o sucesso da adoção de uma metodologia ágil depende de como a cultura da empresa está direcionada a esse cenário. A cultura organizacional tem parte fundamental no sucesso da metodologia, pois é através dela que os colaboradores têm consciência da importância de um ambiente colaborativo e de constante aprendizado.

 
Assim como qualquer inovação dentro de uma empresa, para que a metodologia tenha sucesso é preciso que, desde o início de sua aplicação o ambiente seja favorável e os envolvidos estejam abertos e dispostos a enfrentar mudanças não só de processos, mas também de comportamentos e conceitos.

 
Com esse tipo de cultura disseminada entre o grupo, é possível a realização de um processo seletivo com o envolvimento de um grupo de pessoas que conseguem trabalhar de forma organizada, rápida, em consenso e de forma adaptável. Ou seja, colocando em prática aquilo que é norteado pelo manifesto ágil.

 
Outro ponto que merece destaque é o fato de que para que a metodologia ágil seja aplicada com sucesso, os profissionais de RH devem estudá-la e adaptá-la ao ambiente onde será inserida, e é por isso que a cultura do compartilhamento e da comunicação aberta e eficiente se torna ainda mais fundamental.

 

Metodologia ágil aplicada ao processo seletivo

Para que, além de uma cultura focada no manifesto ágil, as ferramentas da metodologia sejam aplicadas em um processo de recrutamento e seleção é preciso que:

 
● O grupo participante tenha uma visão geral do projeto e da necessidade daquele recrutamento.
● Os participantes estejam dispostos a estudar e envolvidos no desenvolvimento da metodologia.
● Haja um limite no número de participantes do processo seletivo.
● Os profissionais envolvidos precisam ter consciência de que o número de entrevistas a serem realizadas não deve ultrapassar a capacidade da equipe em trabalhar com qualidade e rapidez.
● Os profissionais de RH devem ter bem definido o perfil que se busca, levando em conta não apenas o currículo mas também aspectos comportamentais dos candidatos.
● Haja respeito entre os participantes.
● Os profissionais precisam ter foco na boa comunicação e na entrega de valor.
● Ocorra a redução de desperdício (de tempo, de materiais, de processos).
● A equipe deve gerenciar e medir o processo, os fluxos, as falhas e as prioridades.
● A equipe precisa ter uma visão analítica dos resultados, podendo contar com um participante para isso.
● O grupo precisa entender e registrar as melhorias que devem ser aplicadas ao próximo processo.

 

Benefícios da metodologia ágil para o RH

Empresas que têm adotado a metodologia e manifesto ágil como parte de sua cultura para recrutamento e seleção proporcionam aos seus colaboradores um ambiente de trabalho que preza pelo envolvimento da equipe em processos determinantes. Isso faz com que o sentimento de pertencimento àquela empresa se torne ainda maior.

 
Muito além disso, a adoção da metodologia ágil proporciona:
 
● Melhoria no desempenho dos processos de seleção.
● Garante agilidade e reduz a perda de talentos.
● Maior produtividade da equipe ao dar autonomia aos envolvidos.
● Engajamento da equipe.
● Respostas rápidas às mudanças e adaptabilidade.
● Assertividade e rapidez na contratação.

 
A cultura da inovação, com foco na eficiência e rapidez já é uma realidade. Por isso, é de extrema importância que o profissional de RH esteja em constante aprendizado e busque por novas ferramentas e processos. Independente do incentivo ou cobrança da empresa, cabe ao profissional de RH a iniciativa por esse desenvolvimento.

 
E para ficar por dentro das tendências da área e se inspirar para desenvolver e aprimorar novos processos, acompanhe nossos conteúdos direcionados para o crescimento e transformação do mercado de RH.

 

 

APROVEITE E BAIXE O E-BOOK GRÁTIS

Comentar

Compartilhe a BEEFIND

Compartilhe o conhecimento em suas redes!